Empresa brasileira de Inteligência Artificial aplicada é reconhecida por unir criatividade, ciência e impacto real em projetos que humanizam a tecnologia no cuidado com a saúde
A WideLabs, empresa brasileira referência em inteligência artificial aplicada, foi indicada à 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com dois projetos que mostram como a tecnologia pode transformar vidas: o PainVisible e o Baby Minder. Ambos são finalistas de Innovation, a categoria mais disputada do festival. As subcategorias são as de inovação de produto e tecnologia em estágio inicial, respectivamente.
O PainVisible é uma ferramenta médica inovadora que utiliza câmeras térmicas e inteligência artificial para medir a dor de forma objetiva, dando voz a pacientes que, por diferentes motivos, não conseguem expressar o que sentem. A tecnologia identifica padrões térmicos, gerando dados em tempo real para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica. O sistema já está em uso em hospitais na Espanha e representa um avanço inédito na equidade do cuidado médico.
Já o Baby Minder é um dispositivo semelhante a um móbile que fica posicionado sobre o berço dos bebês. Ele registra, por meio de vídeo, os movimentos da criança durante o sono e envia as imagens para uma IA treinada para identificar comportamentos que podem indicar sinais precoces de condições neurológicas ou distúrbios do sono. Ao detectar algum indicador, a ferramenta gera um alerta automático que é enviado diretamente ao médico responsável pela criança, possibilitando uma investigação precoce e potencialmente salvadora.
Com essas soluções, a WideLabs demonstra como é possível usar IA de forma ética, sensível e centrada no ser humano, um diferencial que promete chamar a atenção do júri de Cannes. A indicação ao festival reforça o protagonismo do Brasil em projetos de tecnologia com propósito e posiciona a empresa como um dos grandes nomes da nova geração de inovação aplicada à saúde.
“Esses reconhecimentos são fruto de um trabalho colaborativo e da confiança de parceiros que compartilham nossa visão de um futuro mais humano por meio da tecnologia. Eurofarma, Ogilvy Health, Aritium e VML Spain foram fundamentais para transformar essas ideias em soluções reais que impactam vidas. É uma honra representar o Brasil em Cannes ao lado deles”, afirma Nelson Leoni, CEO da WideLabs.
Janaina Leme 11 5091-7838 [email protected] www.singcomunica.com.br